Dicas

10 dicas imperdíveis para ter uma cozinha moderna

10-dicas-imperdiveis-para-ter-uma-cozinha-moderna.jpeg
Escrito por Tritury

Ter uma cozinha moderna e bem equipada é o sonho de muita gente! Mesmo quem não se aventura muito na culinária sabe que um ambiente bem construído facilita o dia a dia.

Esse ambiente, tão importante na integração da família e de amigos, deve ser planejado e executado com todo cuidado. Isso pode parecer um pouco complicado e até assustador para os menos experientes. Mas, com alguns cuidados, é possível realizar esse projeto com tranquilidade.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com 10 dicas imperdíveis para ter uma cozinha moderna. Confira!

1. Planejamento do espaço

O primeiro passo para a criação de qualquer ambiente de sucesso é o planejamento. É preciso executar um projeto detalhado, considerando as características do espaço e as necessidades dos moradores.

Um profissional da área é a pessoa ideal para trabalhar com você nesse período. Muitas empresas de móveis sob medida oferecem esse serviço, então fique atento e procure a melhor opção para o seu orçamento.

É na fase de planejamento que se define o tamanho e a disposição dos móveis, assim como dos eletrodomésticos. É fundamental pensar na praticidade e na facilidade de circulação do ambiente.

2. Móveis de qualidade

Imagine o projeto perfeito, com tudo que você precisa para ter uma cozinha moderna, do jeito exato que imaginava. Agora pense que, na prática, as portas não fecham direito e as gavetas trancam e entortam. Horrível, não é?

Investir em móveis de qualidade é essencial para uma boa cozinha. Para isso, não foque apenas a madeira dos armários: dobradiças e puxadores, por exemplo, também merecem atenção.

3. Materiais diversificados

Uma coisa sempre capaz de deixar uma cozinha moderna é a mistura de materiais. O contraste entre rústico e moderno, brilho e fosco, neutro e colorido ajuda a deixar o ambiente mais rico.

Não tenha medo de misturar metais, pedras e madeira ao montar sua cozinha. Aqui, um profissional como designer ou arquiteto também pode oferecer uma grande ajuda. É possível simular o ambiente em softwares 3D e, assim, ter mais tranquilidade na hora de escolher cores e materiais.

4. Eletrodomésticos modernos

O mercado oferece grande variedade de eletrodomésticos de alta qualidade, design e inovação. Branco, prata, preto ou mesmo colorido, é possível escolher o modelo que mais se adapta ao seu gosto e ao projeto da sua cozinha.

A geladeira costuma ser o item de maior destaque, já que seu volume atrai muita atenção. Uma dica é começar justamente por ela! Uma vez que o modelo for escolhido, fica mais fácil definir como serão os outros itens. Isso não quer dizer que todos os eletrodomésticos precisam ser iguais! Uma geladeira mais ousada, em vermelho, por exemplo, pode ser combinada com outros itens pretos.

E o mesmo vale para os eletroportáteis. Se você deseja deixar batedeiras e liquidificadores à mostra em prateleiras ou bancadas, é importante escolher cores e acabamentos que se integrem ao visual da cozinha.

5. Pia em destaque

A pia é um dos itens mais importantes de uma cozinha e, muitas vezes, acaba sendo deixada em segundo plano. Se você deseja uma cozinha moderna, não deve cometer esse erro! Invista em uma boa cuba, de acordo com o seu espaço disponível. Existem modelos com divisórias e acessórios que tornam seu uso muito mais agradável.

Quer ainda mais praticidade? Que tal um triturador de alimentos? Eles são capazes de diminuir consideravelmente o volume de lixo orgânico descartado. 

6. Revestimentos inovadores

Por muito tempo, os azulejos brancos reinaram absolutos nas cozinhas. Eles são uma opção clássica e neutra para paredes, mas você não precisa se limitar a essa opção.

As indústrias de revestimentos oferecem uma infinidade de produtos para deixar sua cozinha moderna e atual. Cores diferenciadas, desenhos de todos os estilos, textura e relevos são opções para deixar qualquer um encantado.

Para o piso, os porcelanatos são uma ótima escolha, já que apresentam alta resistência. É possível encontrar modelos que imitam madeira, cimento e pedras com muita naturalidade.

7. Iluminação em abundância

Quanto mais luz natural sua cozinha receber, melhor! Ela ajuda a diminuir o consumo de energia e deixa o ambiente mais agradável. 

Caso esse recurso não esteja disponível, invista em um bom projeto de iluminação artificial. As lâmpadas de LED são mais econômicas e podem ser encontradas em diversos modelos.

Além da luz no ambiente como um todo, experimente colocar spots direcionais para algumas áreas, como a bancada da pia ou a área de alimentação. Assim, as partes mais importantes ficam em destaque.

8. Ambiente integrado

A cozinha é uma parte importante da casa e deve ser pensada de forma que se harmonize com o estilo de decoração dos outros cômodos, especialmente a sala. 

As paredes que isolam a cozinha estão cada vez menos presentes. A integração de ambientes é uma maneira de deixar o espaço mais aconchegante e aproximar os moradores.

É possível separar visualmente os espaços com uma bancada que serve como mesa para refeições rápidas, por exemplo. Para completar, uma boa coifa é capaz de minimizar os odores do preparo de alimentos nos outros ambientes da casa.

9. Preocupação com a natureza

Definitivamente, uma cozinha moderna se preocupa com a questão ambiental. Escolha a iluminação e os eletrodomésticos que consomem menos energia. Sempre que possível, opte por técnicas de ventilação natural que diminuam a necessidade de ar condicionado.

Organize a disposição de lixeiras para facilitar a separação e envio dos resíduos para reciclagem. Outra dica importante é manter fornos e fogão longe da geladeira: o calor emitido por eles pode sobrecarregar a refrigeração.

10. Personalidade na cozinha moderna

De nada adianta todos esses recursos se o ambiente não refletir a sua personalidade! Uma cozinha moderna representa o estilo de vida dos moradores e é projetada para as suas necessidades.

Inspire-se, procure a opinião de profissionais e conheça as ofertas do mercado, mas não deixe de escolher aquilo que realmente te agrada. Nada é mais moderno do que a autenticidade!

Seguindo essas dicas, é possível projetar uma cozinha moderna, funcional e criar um ambiente agradável para bons momentos entre família e amigos. Não se esqueça de que o acompanhamento de profissionais e a busca por bons fornecedores é essencial para o sucesso da obra.

Se você conhece mais alguém que está em busca de inspiração para criar uma cozinha moderna, compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!

 

 

 

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This