Trituradores

3 tipos de trituradores de resíduos que você precisa conhecer

3-tipos-de-trituradores-de-residuos-que-voce-precisa-conhecer.jpeg
Escrito por Tritury

 

Os trituradores de resíduos vêm ganhando cada vez mais popularidade pelo fato de serem produtos extremamente práticos, com o potencial de poupar tempo e aumentar a produtividade na vida ou no âmbito profissional de qualquer pessoa.

Seja você o dono de uma fazenda, uma empreendedora, um engenheiro ou simplesmente alguém que preza pela sua casa, o triturador é uma alternativa viável e quando desmistificada, se torna um objeto de uso indispensável dentro de toda residência ou negócio.

No post de hoje vamos esclarecer sobre o uso, finalidade e benefícios de algumas das categorias mais famosas de trituradores de resíduos. Acompanhe conosco!

O que é um triturador de resíduos?

O triturador de resíduos é um eletrodoméstico (muitas vezes chamado de “eletroinvisível” quando falamos do residencial, pois se localiza acoplado abaixo da pia da cozinha).

Ele possui inúmeras funções específicas que dependem do objetivo de quem compra, mas pode ser definido basicamente como um eletrodoméstico que reduz o volume de lixo a ser produzido. Essa redução tem a capacidade de gerar diversos benefícios tanto para a pessoa, quanto para o ambiente no qual ela está inserida.

Quais são os tipos mais conhecidos?

Não existe apenas um tipo de triturador de resíduos. Ele pode ser encontrado em vários locais distintos e, por mais que sua função principal realmente seja a de triturar lixos e restos de materiais, suas implicações são variadas de acordo com o objetivo da pessoa.

1. Triturador de resíduos de construção civil

É possível encontrar trituradores na construção civil! O produto tem como finalidade triturar fragmentos que acabaram sobrando ou que ficaram para trás em meio à obra. Por exemplo: é possível colocar restos de cerâmica, pedaços de vigas, ferros, blocos de cimento, entre outras coisas.

O resultado desta trituração será inteiramente reaproveitado dentro da construção, ou seja, é uma alternativa sustentável. Caso toda essa sobra de materiais não seja reaproveitada, os restos vão diretamente para o lixo.

De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, 50 a 70% dos resíduos sólidos das cidades produzidos na atualidade resultam da construção civil. O número é preocupante e faz com que cada vez mais as pessoas precisem levar em conta que qualquer redução desses resíduos já é válida, e o triturador é uma ótima opção a ser considerada.

2. Triturador de resíduos agrícolas

O triturador também pode ser muito útil nas fazendas e locais onde a atividade agrícola é predominante.

Ele pode ser usado, por exemplo, para a trituração de galhos. Existem modelos que trabalham acoplados a tratores para que outros tipos de resíduos consigam ser triturados com sucesso, como tudo o que sempre sobra e não é aproveitado após uma plantação.

Um tipo de triturador que se tornou famoso é aquele que tritura o coco. Ele é capaz de transformar o resíduo da fruta (que normalmente se tornam um problema ambiental) em vasos, adubos, chegando até a virar matéria-prima para os mais diversos segmentos do mercado.

3. Triturador de resíduos alimentares

Os trituradores de alimento podem ser considerados os mais conhecidos e populares dentre todos os outros modelos. Eles são instalados abaixo da pia, justamente no lugar onde se encontra o ralo.

A instalação não é complicada. É necessário apenas deixar um ponto elétrico acima da bancada comunicando com outro abaixo dela, garantindo assim a altura hidráulica de 30cm do fundo do bojo para baixo.

A principal função de um triturador de resíduos alimentares é reduzir o volume de lixo orgânico que será depositado no meio ambiente, e isso é algo que deve ser tomado com preocupação pelas pessoas. Esse lixo “molhado” produz chorume, que é grande perigo e ameaça ao meio ambiente já que libera grande quantidade de toxinas.

É aí que o triturador entra. Com ele, não é necessário recolher todo o lixo de dentro da pia e colocá-lo nas sacolas de lixo que serão levadas a aterros sanitários (reduzindo consequentemente, a quantidade de sacolinhas plásticas que serão usadas).

Seu uso praticamente não gera alterações nas contas de luz e água, e isso acontece pelos seguintes motivos: primeiramente, ele não fica ligado e nem funciona sem parar. Quando o lixo é detectado ali dentro, aí sim o funcionamento é iniciado. Isso implicaria um aumento de nem cinco reais na sua conta de luz!

Em segundo lugar, em relação à água, não existe diferença alguma na quantidade que será usada. Por mais que seja necessária a água para que o triturador funcione, ela será exatamente a mesma usada ali na limpeza das vasilhas (que já estava sendo feita, de qualquer forma). Ou seja: o que acontece é o reaproveitamento.

Além dos trituradores alimentares residenciais, existem os trituradores alimentares industriais. A diferença nesses dois se encontra principalmente e basicamente no volume de lixo usado. A quantidade de lixo produzida em casa não chega nem perto daquela produzida em restaurantes, empresas e indústrias, por exemplo.

Principais benefícios de um triturador de resíduos

O principal benefício que pode ser destacado é sem, sombra de dúvidas, aquele que se refere à sustentabilidade e reaproveitamento.

Vale dizer, então, que tudo o que vem da trituração tem a possibilidade de se tornar um novo produto a ser usado. Não restringindo apenas ao que resultou dos lixos, o próprio uso desses trituradores não implica inúmeros gastos na vida de uma pessoa.

Não existe a obrigação de realizar uma manutenção periódica, apenas quando houver real necessidade. Isso acopla mais uma característica à lista de benefícios do produto, que é realmente prático em qualquer uma das áreas nas quais ele pode ser usado.

É importante ter em mente que atualmente, a população produz uma quantidade exorbitante de lixo. Essas toneladas e toneladas de resíduos são agressivas em um nível estrondoso para a humanidade, contribuindo para que cada dia mais transtornos ocorram em nosso planeta.

Sendo assim, quanto mais alternativas sustentáveis forem encontradas, melhor para todo o mundo.

E então? Esclareceu um pouquinho sobre os tipos de trituradores de resíduos que podem ser encontrados no mercado? Não deixe de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar todos os nossos conteúdos!

 

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This