Dicas

4 dicas incríveis para recepção de jantares em casa

4-dicas-incriveis-para-recepcao-de-jantares-em-casa.jpeg
Escrito por RockContent

Hoje em dia, receber os amigos e os familiares em confraternizações é uma maneira de sair da rotina e ter momentos agradáveis. Entretanto, para realizar, com sucesso, uma recepção de jantares em casa e proporcionar um evento prazeroso para todos os convidados, é elementar fazer um planejamento.

Com base nisso, apresentaremos no post de hoje algumas dicas incríveis para que você faça uma recepção inesquecível em sua casa. Continue a leitura!

1. Faça a montagem da mesa de jantar

Montar a mesa de jantar é um diferencial, já que torna a recepção mais elegante e especial. Para fazer isso, o ideal é que você já deixe todos os itens, como talheres, taças e louças, reservados e inicie a montagem aos poucos.

Comece colocando uma toalha bem bonita na mesa, como em um tecido rendado. Depois, adicione os sousplats em cada local, pondo, logo em seguida, o prato centralizado sobre eles e o guardanapo dobrado em cima do prato.

Feito isso, disponha a taça no lado de cima do prato, mas puxando um pouco mais para o lado direito. Já em relação aos talheres, existem regras básicas de etiqueta:

  • garfos devem ficar virados para cima e do lado direito do prato;

  • facas também ficam viradas para cima, com a parte cortante para dentro e do lado esquerdo do prato;

  • colher fica logo ao lado da faca;

  • e talheres de sobremesa ficam horizontalmente na parte de cima do prato.

2. Decore o ambiente

Criar uma ambientação é outro detalhe que faz toda a diferença e, por isso, a dica aqui é que você decore o ambiente, tornando-o mais agradável. Para isso, incremente a mesa colocando, bem ao centro, pequenos arranjos de flores e, se você quiser, algumas velas para tornar a confraternização mais especial.

Também é interessante colocar uma música no local, mas não muito alta para não atrapalhar as conversas. Procure conversar com os seus convidados e escolha um estilo que vá agradar a todos.

Outra dica é reservar um pequeno espaço em uma mesinha ou em uma bancada para fazer a mesa das bebidas. Nela, você pode colocar ingredientes para preparação de drinks ou optar por uma mesa de cafezinho, contendo alguns biscuits e café para finalizar a recepção. Além de tudo isso, não se esqueça de deixar o ambiente organizado e limpo, tudo bem?

3. Planeje um cardápio

A escolha do cardápio também deve ser planejada, uma vez que pode ser um dos momentos mais esperados da recepção. Primeiro, você deve decidir o que vai servir de prato principal.

Caso queira cozinhar, uma sugestão é apostar em pratos únicos, como uma massa com frutos do mar ou um risoto de queijo servido com um medalhão de filé mignon. No entanto, se você não tem muita habilidade, pedir uma pizza mais elaborada é uma boa ideia.

Pense também nos aperitivos que devem ser servidos como uma entrada. Salgadinhos, embutidos e queijos são boas sugestões. Em relação à sobremesa, busque algo prático e rápido, como um brigadeiro de colher servido com frutas frescas em copinhos individuais ou até mesmo um sorvete.

É imprescindível mencionar que, antes de decidir o cardápio, você deve conversar com os seus convidados para saber se alguém possui alguma intolerância ou não gosta de algum alimento.

4. Escolha as bebidas de acordo com o perfil dos convidados

Por fim, mais um ponto elementar: as bebidas. A escolha vai depender dos seus convidados e do que vocês costumam consumir quando estão juntos. Se você tiver alguma dúvida, é super válido perguntar e decidir de acordo com a opinião geral.

Normalmente, em grupos mais informais e descontraídos, a cerveja é uma ideia. Já em ocasiões mais sociais, um vinho pode ser uma boa pedida. Também interessante reservar uma mesinha para a preparação de drinks. Além disso, não se esqueça de oferecer água e uma opção não alcoólica, como suco natural ou refrigerante.

Agora que você já sabe dicas para fazer uma recepção de jantares em casa, não perca tempo e aproveite-as, impressionando a todos os seus convidados!

Se gostou do artigo, veja algumas dicas de culinária gourmet que você pode fazer para os seus amigos! Até a próxima!

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This