Cozinha

5 dicas para ter uma cozinha elegante e funcional

5-dicas-para-ter-uma-cozinha-elegante-e-funcional.jpeg
Escrito por Tritury

Uma cozinha elegante e funcional é o sonho de qualquer pessoa que deseja ter uma casa bonita e, ao mesmo tempo, prática, não é mesmo? Afinal, esse é um espaço que, além de servir para o preparo de alimentos e receitas, se tornou um canto especial e harmônico, em que amigos e familiares se reúnem para colocar o papo em dia e, claro, apreciar deliciosos pratos.

Existem várias maneiras de decorar uma cozinha, no entanto, você deve considerar não apenas a beleza do ambiente, mas também a praticidade para o dia a dia. Com base nisso, preparamos 5 dicas para você deixar esse espaço funcional e elegante, escolhendo as melhores opções para decorar e os melhores itens para compor o local. Vamos lá?

1. Invista em móveis e itens funcionais

A primeira dica é utilizar os móveis funcionais e planejados, que são opções que levam comodidade, beleza e ainda uma ideia de sustentabilidade a seu lar. Prefira também itens, acessórios e eletrodomésticos que sejam úteis e complementem a decoração desse espaço.

Trituradores de alimentos, armários planejados, utensílios de silicone, depurador de gordura, batedeiras, liquidificadores e cooktops são alguns exemplos. É importante mencionar que, se o item for bonito, é válido deixá-lo em uma bancada ou em uma prateleira, pois complementa todo o visual.

2. Capriche na iluminação

A elegância está diretamente ligada à forma como você decora um espaço, e a iluminação é imprescindível para toda boa composição. Para deixar o ambiente mais agradável, a dica é utilizar o máximo possível da luz natural, que também transmite mais conforto.

Se não houver essa possibilidade, a ideia é investir em iluminação artificial, como as luminárias. Prefira as lâmpadas de LED, que, além de serem mais econômicas, vêm em vários modelos e proporcionam uma iluminação mais uniforme. Os spots também são boas opções, pois evidenciam as partes do espaço e da decoração que você quiser, facilitando as atividades diárias e levando um toque de sofisticação.

3. Utilize cores claras

Tradicionais, os tons neutros são opções que ampliam visualmente o espaço e deixam tudo mais tranquilo e agradável. A cor branca, por exemplo, transmite leveza, elegância, sensação de limpeza e suavidade.

Eles também são opções coringas, que dificilmente deixam a vista cansada, e proporcionam uma iluminação mais completa e equilibrada. Você pode utilizá-los tanto em paredes e móveis quanto em pequenos detalhes, como em quadros e utensílios.

Vale mencionar aqui que a ideia não é utilizar somente tons neutros em sua decoração, mas sim compor o ambiente levando leveza. Você pode também misturar com outras cores e tons, lembre-se disso.

4. Tenha uma hortinha

A natureza é sempre uma boa aliada do ser humano e ter uma pequena hortinha (que pode ser vertical) ou alguns vasos em sua cozinha é uma ótima maneira de levar sofisticação e muita praticidade a sua cozinha.

Isso porque as plantas compõem a decoração do ambiente e ainda oferecem temperos e ervas frescos, com sabores e aromas superagradáveis. Aproveite e destine um pequeno espaço para elas.

5. Prefira uma decoração funcional

É possível utilizar vários objetos que decoram e que, ao mesmo tempo, são úteis dentro de uma cozinha. Um exemplo é colocar em uma prateleira taças, pratos de porcelanas, potinhos e livros — elementos que são práticos, compõem o ambiente e ainda dão um toque de personalidade à decoração.

Você também pode utilizar outros itens, como os eletrodomésticos, e investir em móveis e utensílios de qualidade que sejam visualmente bonitos e elegantes.

É isso aí, agora que você já sabe incríveis dicas para ter uma cozinha elegante e funcional, não perca tempo e renove já a sua. Não se esqueça de que tudo que for utilizado na decoração e no ambiente deve ser de qualidade, para não comprometer a beleza e a harmonia do seu espaço.

Gostou? Então assine a nossa newsletter para receber ótimas dicas e deixar a sua casa mais sustentável, bonita, moderna e sofisticada. Até mais!

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This