Dicas

5 formas de cuidar da educação dos filhos mesmo com uma rotina agitada

5-formas-de-cuidar-da-educacao-dos-filhos-mesmo-com-uma-rotina-agitada.jpeg
Escrito por Tritury

Com a rotina de trabalho agitada, compromissos constantes e a quantidade de afazeres diários, tornou-se comum que muitos pais não consigam participar ativamente do crescimento e, principalmente, da educação dos filhos como gostariam.

Por conta disso, sentem-se culpados por não dispor de mais tempo, energia e atenção para os pequenos. Contudo, é possível reverter essa situação e se fazer mais presente nessa parte tão importante da infância por meio de simples ações. 

Para te convencer disso, apresentamos, a seguir, 5 formas de cuidar da educação dos filhos mesmo com uma rotina agitada. Confira!

1. Faça refeições em família

Para começar nossa lista, é de suma importância que você valorize as refeições em família. Se não for possível estar presente em todas, mantenha o jantar, por exemplo, como o momento no qual todos vão sentar-se à mesa e conversar sobre o dia que cada um teve.

Você e seu cônjuge podem falar sobre o trabalho, ouvir sobre o que as crianças aprenderam de diferente na escola etc. Esse momento vai aumentar a união familiar e os laços afetivos, ao mesmo tempo em que lhe permitirá saber mais a respeito da rotina escolar dos pequenos.

2. Esteja presente no horário de dormir

Outra atividade que você pode fazer como complemento da dica anterior é estar presente no horário em que as crianças deitam para dormir.

Assim, você não apenas amplia o diálogo sobre a educação dos filhos, mas também passa segurança e tranquilidade para que eles possam ter uma boa noite de descanso — já que o sono é fundamental para o correto crescimento e desenvolvimento dos menores.

Para tornar a ocasião ainda mais proveitosa, você pode ler um livro junto com eles. Assim, você estimula a leitura desde a infância e potencializa a dicção de ambos.

3. Mantenha-se em contato para acompanhar a educação dos filhos

Outra forma de estar atento à educação dos filhos mesmo com a rotina agitada é fazer da tecnologia uma aliada para se manter sempre em contato com eles. Ou seja, você pode usar aplicativos no celular, enviar mensagens, fazer ligações (ou videochamadas) etc.

Dessa forma, você pode acompanhar — mesmo que não esteja presente — se as crianças estão realizando atividades e trabalhos escolares, se estão estudando para alguma prova ou se vão precisar levar algo para a aula no dia seguinte, por exemplo.

4. Realize compras juntos

Outra dica útil e bastante simples é realizar compras com os pequenos. Para isso, basta separar o sábado ou o domingo para ir à feira ou ao supermercado com eles.

Vocês podem comprar os alimentos para o cardápio da semana e alguns ingredientes para fazer um prato especial no final de semana e emendar com outra atividade em família: ir à cozinha fazer uma receita de fácil preparo.

Assim, você proporciona a chance de fazer programas que incluam a todos, aumentem o diálogo, estimulem o desenvolvimento infantil, especialmente o lúdico e o lógico, e que coloquem em prática o que seus filhos aprendem em sala de aula.

5. Participe da resolução das tarefas de casa

Por fim, esteja presente quando seus filhos forem fazer as tarefas de casa. Afinal, esse momento é uma excelente oportunidade para acompanhar como está o nível de aprendizado deles, em quais matérias os pequenos têm dificuldades e, claro, analisar como são os exercícios e trabalhos propostos pela escola.

Caso essa seja uma missão difícil de realizar diariamente por conta de compromissos ou possíveis imprevistos, busque estabelecer alguns dias na semana nos quais as crianças vão poder contar com seu auxílio e orientação, como às segundas, quartas e sextas ou às terças e quintas.

Gostou das nossas dicas? Então procure adotá-las no seu cotidiano para conciliar a vida profissional com o dia a dia em casa e, assim, participar mais ativamente da educação dos filhos. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber outros temas e sugestões para melhorar a sua casa e a sua rotina!

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This