Dicas

5 maneiras de descartar o lixo doméstico corretamente

5-maneiras-de-descartar-o-lixo-domestico-corretamente.jpeg
Escrito por Tritury

Sabia que, ao descartar lixo doméstico adequadamente, você está diminuindo significativamente seu impacto negativo sobre o meio ambiente e sobre a sua própria vida? Isso acontece porque, ao reciclar ou reutilizar corretamente insumos e matérias-primas, você também ajuda a reduzir a disposição inadequada do lixo, contribuindo para a economia de água e energia, diminuição dos impactos no solo e retirada de mais produtos da natureza.

Existem diversas formas de descartar os diferentes tipos de lixo que são produzidos em nossas casas diariamente. Por isso, é importante pensar no impacto que esse descarte pode levar ao meio ambiente e escolher opções mais corretas, que, além disso, geram praticidade e comodidade.

Neste post, vamos apresentar 5 maneiras para você fazer esse descarte com base nas categorias dos lixos produzidos. Vamos lá?

1. Reaproveite ou triture os alimentos

O descarte dos alimentos é um dos mais versáteis e fáceis. Em alguns casos, as sobras de um almoço, por exemplo, podem ser reaproveitadas em outras preparações, como um arroz branco que vira um arroz à grega. Também é possível utilizar essas sobras e as cascas de legumes como adubo orgânico.

Outra opção é utilizar o triturador de alimentos, um aparelho prático que possui um sistema de trituração silencioso para todos os tipos de resíduos alimentares, inclusive para os mais resistentes, como frutas, legumes e ossos de carnes e aves.

2. Retire o lixo do banheiro

O lixo que recebe o papel higiênico usado não é considerado reciclável, no entanto, não deve ser colocado em sacolinhas plásticas, mas sim em sacos biodegradáveis ou feitos com jornal (inclusive, essa é uma forma de reciclar o jornal).

Já os demais lixos, como embalagens de produtos, cosméticos e maquiagens, podem ser reaproveitados dentro de sua própria casa, até mesmo para colocar novos produtos. Todavia, se você preferir, também é possível reciclá-los junto aos plásticos e papéis limpos.

3. Reutilize os vidros

Mais de 95% dos vidros podem ser reciclados ou reaproveitados depois de limpos e secos, como garrafas de bebidas e potes de alimentos. Uma garrafa maior, por exemplo, pode se transformar em uma luminária com a ajuda de algumas luzes, enquanto os potes podem ser reutilizados para guardar novos insumos.

Vale mencionar que lâmpadas, porcelanas, cerâmica, cristais, vidros de automóveis e espelhos são exceções e por isso não devem ser misturados aos demais. Em casos de peças quebradas, aconselha-se embrulhar bem, colocar em uma caixa e avisar ao lixeiro do que se trata.

4. Recicle acessórios em geral

Principalmente na cozinha, utiliza-se muitos acessórios e a maioria deles pode ser reciclada, como potes de manteiga, garrafas de leite, latas de leite condensado e caixas de creme de leite. Todos devem ser separados de acordo com a coleta seletiva.

Outros materiais podem ser usados em compostagens, como fósforos, saquinhos de chá e guardanapos. Por fim, o ideal é buscar sempre por produtos que tenham menos embalagem e, consequentemente, gerem menos lixo.

5. Atente-se ao lixo eletrônico

Para descartar corretamente esse tipo de lixo, como celulares, computador, pilhas e baterias, é imprescindível recorrer à Polícia Nacional de Resíduos Sólidos, que lida com a segurança e normatização do recolhimento. Também é possível procurar as próprias empresas que venderam os produtos ou empresas especializadas por recolher lixos eletrônicos residenciais.

Pronto, agora que você já sabe como descartar lixo doméstico de maneira segura e ecologicamente correta, não perca tempo e instrua todos de sua família a seguir essas práticas. Lembre-se de que a coleta seletiva é fundamental para garantir que os lixos sejam descartados corretamente depois de saírem da sua casa, certo?

Gostou? Então siga as nossas redes sociais e continue por dentro de outros assuntos para ter uma casa mais sustentável e moderna. Até mais!

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This