Dicas

Afinal, como preparar um jantar criativo para seus amigos?

afinal-como-preparar-um-jantar-criativo-para-seus-amigos.jpeg
Escrito por Tritury

Receber os amigos em casa é uma boa opção para sair da rotina e reafirmar a amizade, não é mesmo? E existem várias maneiras de tornar esse momento ainda mais agradável e prazeroso. Algumas, no entanto, se destacam pela criatividade.

Saber exatamente como preparar um jantar é um exemplo. Essa refeição entre pessoas próximas pode ocorrer em sua residência, seja para comemorar alguma data (como aniversários) ou simplesmente promover um encontro ou uma confraternização.

Trata-se de uma oportunidade para que você mostre aos colegas e familiares toda a sua habilidade na cozinha e, também, a capacidade de preparar pratos diferenciados, que surpreendam a todos. Continue a leitura e veja um pouco mais sobre o assunto!

5 dicas de como preparar um jantar criativo

Embora preparar um jantar pareça uma tarefa bem comum, é preciso se atentar a determinados detalhes e seguir algumas dicas para tornar o momento mais personalizado.

Vale lembrar que, acima de tudo, essa é uma ocasião para que vocês se divirtam, conversem e apreciem bons pratos.

Pensando nisso, criamos este post com 5 sugestões para transformar um simples momento em um jantar bastante criativo e, claro, delicioso. Com isso, você também garante que nada falte e que tudo dê certo. Vamos lá?

1. Planeje-se

O primeiro passo é ter um planejamento. Com ele, você terá organização e deixará tudo já previamente pronto, desde as escolhas para o cardápio e as bebidas a serem utilizadas até os ingredientes necessários e o preparo de tudo o que for possível, como deixar a mesa montada e adiantar os trabalhos na cozinha.

Essa também é uma forma de assegurar que você aproveite com seus amigos sem ter que ficar o tempo todo se preocupando em cozinhar ou em arrumar algo que tenha faltado.

2. Prepare um menu completo e diferente

Se é para preparar uma ocasião diferenciada e criativa, invista em um menu completo, com tipos de carnes e legumes pouco usados no dia a dia.

Como petiscos, faça uma tábua de frios contendo queijos elaborados fortes (gorgonzola, brie, provolone) e mais suaves (emmental, gouda, itálico), além de ovos de codorna, embutidos (copa lombo, presunto de parma e salaminho) e frutas secas, como damasco e tomate. Incremente com azeites trufados ou aromatizados e ervas, como alecrim, manjericão e tomilho.

Para as entradas, prepare algo simples e não usual. Alguns exemplos são: creme de aspargos, cestinhas de parmesão recheadas com salpicão, tomate recheado com ricota e crème brulée (a receita que leva tomate gratinado com farinha de rosca e queijo parmesão).

Como o próprio nome já diz, o prato principal é o mais esperado — e, por isso, também deve ser bem especial. Algumas sugestões são:

  • carré de cordeiro com pesto de ervas (leva azeite, alho, ervas e um queijo, normalmente o pecorino ou parmesão), acompanhado de um risoto de alho-poró (agrada a todos e é bem sofisticado);
  • peixe no papelote (feito ao forno, em um embrulho de papel-manteiga ou alumínio, sobre uma cama de legumes como pimentão e cebola e aromatizado com limão e ervas, como o dill);
  • camarão na moranga (um prato bem sofisticado e delicioso).

Por fim, a sobremesa também é bastante esperada, pois é único momento com doces no jantar. Aproveite e aposte na versatilidade das tortas e cheesecakes que, além de simples de preparar, possibilitam uma extensa variedade de sabores.

Como bebidas, vale servir aquilo que mais agrada aos participantes, como vinhos, drinks, espumantes e, claro, água.

3. Opte por panelas e equipamentos de qualidade

Nenhuma preparação será possível se você não tiver equipamentos de qualidade. Por isso, vale a pena fazer um investimento na área, pois ele será válido por um longo tempo, uma vez que os utensílios podem ser utilizados por anos.

Lembre-se de que produtos de má qualidade influenciam no sabor dos alimentos, já que podem soltar substâncias ou até mesmo pigmentação nos preparos.

Dessa forma, além de preservar o verdadeiro sabor dos pratos, ter boas panelas, frigideiras e utensílios facilita o seu desempenho na cozinha.

4. Tenha uma cozinha moderna

Há, atualmente, vários aparatos disponíveis para montar uma cozinha moderna. Eles ajudam no preparo do dia a dia, deixando o ambiente bem mais funcional e eficaz. Alguns exemplos são:

  • trituradores de resíduos (práticos, mais sustentáveis e cômodos);
  • utensílios elétricos (que mantêm os alimentos quentes mesmo depois de prontos);
  • processadores e fatiadores (que auxiliam nos cortes, principalmente de legumes);
  • fornos com temperaturas controladas (aliados da culinária em geral, sobretudo da confeitaria).

Assim como acontece com as panelas, esse é um investimento que vale a pena, pois os equipamentos são práticos e oferecem muita comodidade, além de durarem por longos anos.

5. Deixe a mesa posta

Você sabia que a montagem da mesa faz toda a diferença em um jantar criativo? Então vale caprichar, não é mesmo? Ao contrário do que parece, prepará-la dentro das regras de etiqueta é bem simples e valoriza o momento.

Comece com uma toalha mais sofisticada (as de renda são boas opções). Depois, coloque um sousplat em cada lugar da mesa (como um apoio para o prato) e, por cima, o prato bem elaborado e bonito.

Do lado direito, devem ficar primeiramente as facas (com a parte cortante virada para o prato) e, em seguida, as colheres (se forem necessárias para alguma preparação, como os cremes). Já os garfos ficam à esquerda. Por fim, os talheres de sobremesa vão para a parte de cima (e não para as laterais).

As taças ficam um pouco acima da direção do prato, voltadas para o lado direito. Lembre-se de que para cada bebida há uma taça diferente, assim como existem os talheres adequados para cada tipo de preparação, tudo bem?

O guardanapo deve permanecer sobreposto ao prato ou em sua lateral. Como decoração, utilize pequenos arranjos centrais, velas ou até mesmo recipientes bonitos, que também ajudam a deixar o ambiente mais harmonioso.

Agora você já sabe as principais dicas de como preparar um jantar para os seus amigos. Aproveite esse momento, se delicie com os pratos diferentes (e saborosos!) e divirta-se ao lado de pessoas especiais.

Gostou deste post? Conhece alguma outra sugestão que faz a diferença em um jantar? Deixe nos comentários e ajude a complementar nosso conteúdo! Até mais!

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This