Dicas

Aprenda a ter atitudes sustentáveis e contribua com o meio ambiente

aprenda-a-ter-atitudes-sustentaveis-e-contribua-com-o-meio-ambiente.jpeg
Escrito por Tritury

Cada indivíduo tem a capacidade de transformar o meio ao seu redor e inspirar outras pessoas, como amigos e familiares, a ter um consumo mais consciente dos recursos naturais. E isso pode acontecer por meio de atitudes sustentáveis simples em sua rotina.

Afinal, além de trazer mais qualidade de vida e um impacto positivo à natureza, você ajudará a preservar e valorizar o meio ambiente. Por essa razão, reunimos algumas dessas atitudes para você aplicá-las a partir de hoje no seu dia a dia. Confira!

Economize água

A primeira atitude não poderia ser outra que não fosse a economia de água. Isso porque ela é um recurso fundamental para a nossa rotina e, principalmente, para a nossa saúde.

Por essa razão, é indispensável evitar desperdícios que podem levar a futuros problemas de abastecimento em sua cidade.

Tomar banhos curtos, não lavar a calçada com água e fechar a torneira enquanto escova os dentes são algumas ações que podem contribuir para o uso mais consciente.

Recicle o lixo doméstico

Você pode adotar a coleta seletiva em sua residência e separar o seu lixo em restos orgânicos, plástico, papel, metal e vidro.

Assim, você contribui para o reaproveitamento de muitos desses materiais e ajuda a diminuir a quantidade de lixo despejada em aterros e lixões, pois o chorume presente neles contamina o solo, os lençóis freáticos e os rios próximos.

Cultive plantas e hortas caseiras

Você também pode cultivar plantas ou uma horta com ervas e outras espécies em casa para consumo próprio.

Esse hábito contribui para maior qualidade de vida, já que purifica e umidifica o ar, perfuma o seu lar e tem efeito calmante e relaxante.

Além disso, se você tem um quintal e interesse em plantar uma ou mais árvores, dependendo do espaço, pode obter mudas e fazer o plantio. Afinal, mais áreas verdes beneficiam a todos, reduzindo a quantidade de dióxido de carbono presente no ambiente.

Opte por alimentos orgânicos

Investir em alimentos orgânicos é uma maneira de não apenas promover uma dieta mais saudável para o seu organismo, mas diminuir e não compactuar com o uso de agrotóxicos e pesticidas no cultivo de alimentos comuns e que provocam diversos impactos ambientais.

Entre esses prejuízos à natureza estão a contaminação de solos, rios e lagos, e a intoxicação dos animais que vivem nesses hábitats.

Reduza o uso de descartáveis

Outro exemplo entre as atitudes sustentáveis que você pode ter é reduzir o uso de descartáveis. Por exemplo, em vez de utilizar ao longo do dia, no trabalho, diversos copos de plástico para beber água ou café, por que não ter uma caneca ou copo pessoal consigo?

Além disso, tenha sempre no seu carro uma ou mais ecobags. Dessa forma, ao ir ao supermercado fazer compras, você evita o uso de embalagens como as sacolas plásticas.

Invista na carona solidária

Vai para o trabalho e no caminho passa pela casa de um ou mais amigos? Então por que não oferecer uma carona a eles?

Essa atitude, chamada de “carona solidária”, é uma forma de compartilhar o seu trajeto diário com outras pessoas, dividir gastos com o combustível e diminuir a quantidade de veículos na rua, que tanto contribuem para o trânsito caótico nas cidades quanto para o aumento da poluição no meio ambiente.

Diminua o consumo de energia elétrica

Por fim, entre as atitudes sustentáveis que você pode ter está a diminuição do consumo de energia elétrica. E a razão para isso não se restringe apenas ao impacto no seu bolso, pelo contrário.

Minimizá-lo é essencial para reduzir o impacto negativo sobre os recursos naturais dos quais dispomos na natureza e evitar aumento do aquecimento global, especialmente quando a eletricidade é gerada por centrais térmicas.

Para isso, você pode optar por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e consomem menos energia, evitar acender lâmpadas durante o dia, enquanto há luminosidade natural, desligar aparelhos elétricos enquanto não os usa etc.

Seguindo essas atitudes sustentáveis você aprenderá a ter um consumo mais racional e equilibrado sem abrir mão da preservação ambiental. Mas, lembre-se: elas devem ser colocadas em prática diariamente!

Se você gostou deste post, aproveite e compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This