Dicas

Bancada de inox: a melhor opção para sua cozinha

 No momento atual, a bancada de inox é a melhor opção para cozinhas, principalmente as industriais ou de restaurantes. Além de proporcionar praticidade e conforto ao ambiente, esse modelo também oferece requinte e beleza ao espaço, em especial, quando combinado a móveis e itens em inox, como fogão, pia, prateleiras e utensílios.

Por esse motivo, resolvemos apresentar neste post os principais benefícios da bancada em aço inox e, consequentemente, o motivo de ela ser a melhor opção para a sua cozinha. Também vamos mostrar sua funcionalidade em ambientes industriais. Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, quais são as vantagens da bancada de inox?

Confeccionada por meio da junção do aço, do cromo e, por vezes, de átomos de níquel, a bancada de aço inox é durável e altamente resistente às elevadas temperaturas. Isso significa que o modelo não oxida ao entrar em contato com o ar e é imune à ferrugem.

Além disso, oferece outros benefícios que asseguram mais praticidade e facilidade nas ações do dia a dia. Confira!

Aprovação da ANVISA

A primeira vantagem do modelo é que ele atende às normas estabelecidas na RDC 216, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É de superfície lisa, não porosa nem desenvolve trincas em sua superfície, mesmo com o passar dos anos. Isso evita o acúmulo de restos de alimentos ou qualquer outro resíduo, impossibilitando a proliferação de micro-organismos patogênicos, ou seja, prejudiciais à saúde.

Fácil limpeza

Um dos pontos mais importantes dentro de uma cozinha é a higienização. É a limpeza adequada que evita a incidência de uma contaminação cruzada e, assim, de alimentos contaminados. Por isso, as bancadas de inox são boas opções.

O modelo é facilmente higienizado com sabão neutro, esponja e água, descartando a necessidade de utilizar elementos específicos. No caso de esterilização, o material aceita qualquer produto aprovado pelo Ministério da Saúde, como solução clorada, álcool e água ionizada.

Capacidade de não alterar as características dos alimentos

Outro ponto positivo das bancadas de inox é que, devido ao material utilizado na confecção, elas mantêm intactas todas as características dos alimentos. Isso significa que o item não transmite novos odores, sabores ou substâncias tóxicas que possam, muitas vezes, ser prejudiciais à saúde.

Versatilidade

Por serem constituídas de material que não retém cheiros, temperaturas nem sofre deformações, ao contrário da madeira e do granito, as bancadas em inox podem ser utilizadas em qualquer setor da cozinha, como confeitaria, panificação, cozinha quente ou fria, local de estoque, copa e área de limpeza.

Como devem ser as bancadas de uma cozinha profissional?

Em cozinhas industriais e de restaurantes, é elementar que as mesas e as bancadas sejam totalmente de inox. Também é importante que as peças não sejam desmontáveis e tenham um acabamento perfeito, com soldas intactas.

Outro ponto essencial é que os itens não devem ter pés e precisam possuir, no mínimo, 1 mm de espessura de aço, assegurando a resistência e a durabilidade. Além disso, é fundamental que a altura das bancadas seja adequada, garantindo aos trabalhadores do local um trabalho realizado com mais facilidade, rapidez e conforto.

Pronto! Agora que você já viu quais são os benefícios da bancada de inox e o motivo de ela ser a melhor opção para a sua cozinha, não perca tempo e adquira a sua! Lembre-se de que ela é supervantajosa e ainda oferece mais conforto durante as preparações!

Se você gostou do post, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos para deixar a sua cozinha ainda mais bonita e moderna. Até mais! 

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This