Dicas

Conheça 3 soluções higiênicas para o lixo orgânico

conheca-3-solucoes-higienicas-para-o-lixo-organico.jpeg
Escrito por Tritury

 

Por mais que a importância de ajudar o meio ambiente esteja cada vez mais em pauta pela sociedade, muita gente ainda acha que o estilo de vida sustentável é muito caro ou trabalhoso. Nem imaginam, por exemplo, que tratar o lixo orgânico de casa é algo que pode ser realizado praticamente sem trabalho algum, em questão de minutos.

A afirmação de que ser “sustentável é caro e difícil” muitas vezes é baseada em pesquisas rasas e não contextualizadas com a realidade atual da população. Hoje em dia, várias empresas estão investindo em soluções acessíveis para que todo mundo consiga ajudar a melhorar a vida de todo o planeta do seu jeitinho.

Por exemplo: o lixo orgânico, responsável por desencadear inúmeros problemas ao meio ambiente, pode ser eliminado de maneira rápida, simples e higiênica. É justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Afinal, que é o lixo orgânico?

O lixo orgânico pode ser definido como todo e qualquer resíduo de origem animal ou vegetal, ou seja, é o lixo que vem dos seres vivos. Ele é produzido a todo momento dentro da sua casa, nas escolas, nas empresas, ou seja, literalmente em todos os lugares onde existe vida.

Veja alguns exemplos de lixo orgânico:

  • restos de alimentos como cascas de ovos, frutas, ossos, vegetais e carnes, por exemplo;

  • papel usado;

  • sementes;

  • dejetos humanos;

  • folhas de plantas.

A produção de lixo orgânico no Brasil é gigante, sendo que 52% do lixo de todos os brasileiros se enquadra nessa categoria.

Qual é o problema de um mau tratamento?

Fique atento a dois números que serão falados a seguir para que o problema seja identificado:

Os aterros sanitários são áreas separadas para o descarte dos mais diversos tipos de resíduos, não só os orgânicos. Os aterros recebem quantidade exorbitante de lixo, principalmente quando levamos em conta uma população que está em constante crescimento e que produz lixo cada vez mais. Isso não deveria acontecer, já que afeta de forma brusca o meio ambiente.

O depósito de lixo orgânico no aterro sanitário é ainda pior, e vamos te explicar abaixo os motivos:

  • o acúmulo de lixo orgânico no aterro atrai animais vetores de doenças. Além daqueles que estamos acostumados, como moscas, pombos e urubus, acontece uma proliferação extrema de ratos e baratas. De lá, eles voltam para a cidade, carregando consigo várias doenças;

  • o chorume, ou seja, o líquido que surge a partir do lixo orgânico sólido, quando misturado com os outros resíduos existentes em um aterro (principalmente produtos de limpeza e equipamentos eletrônicos) se torna altamente tóxico, o que gera poluição direta ao solo e na natureza em geral como na água, por exemplo;

  • o processo de decomposição do resíduo orgânico passa pelo estágio aeróbio e pelo anaeróbio. O gás carbônico e o gás metano (CH4) se encontram no segundo estágio e são altamente letais para a natureza. O metano, inclusive, é um dos gases mais poluentes de toda a atmosfera, e é responsável por intensificar o efeito estufa.

Quais são as melhores soluções de tratamento?

Apesar de os aterros sanitários serem os principais destinos do lixo na atualidade, já sabemos que eles são uma opção que deve ser evitada ao máximo. Ou seja: ao descobrir um pouquinho dos perigos de um mau depósito do lixo, é hora de começar a entender como você pode ajudar o meio ambiente a partir de soluções sustentáveis.

Vamos mostrar três formas higiênicas e eco-friendly de tratar o lixo orgânico de forma prática e não tão cara. Vem ver!

Compostagem

A compostagem pode ser definida como a transformação do lixo orgânico em adubo orgânico. É um processo natural que ocorre a partir da degradação da matéria orgânica por agentes como os microorganismos, fungos e bactérias.

Essa técnica de reciclagem é muito simples e pode ser feita na rotina, sem a necessidade de tirar horas do dia apenas para se dedicar ao trabalho. A compostagem acontece em três fases diferentes:

  • na fase mesofílica, fungos e bactérias começam a se proliferar assim que a matéria orgânica é depositada na composteira (recipiente de plástico responsável pelo armazenamento dos resíduos). Eles metabolizam aqueles nutrientes que são encontrados de maneira mais fácil, ou seja, as moléculas mais simples. O processo dura mais ou menos 15 dias;

  • já na fase termofílica, que é a mais longa (pode durar até 2 meses), os fungos e bactérias chamados de termofílicos entram em ação. Eles são mais resistentes e sobrevivem a temperaturas que podem chegar aos 70º e degradam as moléculas mais complexas. A resistência à alta temperatura é responsável por degradar os agentes patogênicos, que são moléculas capazes de produzir doenças infecciosas aos hospedeiros;

  • por fim, na fase de maturação, a atividade dos microorganismos sofre uma redução, assim como a temperatura que cai até chegar em níveis do ambiente. A acidez também reduz. O composto atinge a maturidade quando a decomposição microbiológica termina e a matéria orgânica se transforma em húmus. O resultado é um composto livre de substâncias tóxicas.

O resultado desse processo, chamado de composto orgânico, é rico em nutrientes minerais e tem ótima função em hortas, jardins e atividades agrícolas no geral, como o adubo. Dessa forma, a terra recebe de volta os nutrientes necessários sem a necessidade de usar fertilizantes sintéticos.

Trituradores

Temos certeza de que esta opção vai te surpreender muito, principalmente pela praticidade de uso. Veja um exemplo que ilustra, basicamente, o funcionamento de um triturador:

A pia da cozinha acaba recebendo uma grande quantidade de alimentos diariamente. Restos de comida do almoço, cascas de alguma fruta que acabam caindo ou, literalmente, qualquer resíduo orgânico que chegue a entrar em contato com a pia (mesmo que muito pequeno).

No processo de limpeza, o que acontece muito é a retirada desse lixo molhado e depósito em sacolinhas. Além de ser uma tarefa não muito agradável, o chorume já começa a ser produzido em meio a esse líquido.

Com a aquisição de um triturador, é possível eliminar de 70 a 80% do lixo orgânico da residência, além de evitar a proliferação de bichos que podem acabar surgindo ali no meio. A solução é higiênica e funciona da seguinte maneira: ao começar a lavar as vasilhas, é só ligar o triturador e esperar que ele faça o seu serviço, que se baseia na trituração dos resíduos, realizada pelas laterais através de discos e anéis de corte.

A conta de água não sofre mudanças consideráveis, já que o produto só fica ligado enquanto está realmente sendo usado. Também não existe desperdício e nem aumento na quantidade de água usada. Por mais que seja necessária a passagem de água no ralo para que o triturador trabalhe com sucesso, lembre-se de que ela passaria por ali mesmo se o triturador não existisse, ou seja, o que acontece é uma espécie de aproveitamento duplo da água.

Biogás

Sabia que é possível transformar o lixo orgânico em energia? O biogás existe e é cada vez mais usado, principalmente em meio a um crescimento constante na demanda por energia, aumento da poluição ambiental e as limitações que envolvem o petróleo (ele não é um combustível renovável e pode chegar ao fim). Além disso, o biogás faz com que um alto volume de lixo seja retirado dos aterros sanitários.

O gás é resultado de uma fermentação anaeróbica da biomassa por bactérias, ou seja, após sofrer a degradação por meio de bactérias, o lixo é transformado em biogás. Veja quais são as principais vantagens do seu uso:

  • o biogás é renovável;

  • a matéria-prima necessária para sua produção é encontrada facilmente;

  • transfere o lixo dos aterros para a produção de energia;

  • gera subprodutos como os biofertilizantes;

  • diminui o preço da energia térmica e da elétrica, já que é possível incluir o biogás no processo.

Em meio a tantas fontes de energia que afetam o meio ambiente, é preciso dar espaço para alternativas sustentáveis e acessíveis para a população. Saiba que o biogás se encaixa nos dois requisitos!

E então? Depois de conhecer um pouquinho mais sobre as soluções mais adequadas para o lixo orgânico, considerou a ideia de adotar alguma das alternativas dentro de casa? Nós podemos te ajudar nessa decisão com um atendimento completo, entre em contato conosco!

 

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This