Cozinha

Entenda como funcionam os trituradores industriais e quais são suas vantagens

entenda-como-funcionam-os-trituradores-industriais-e-quais-sao-suas-vantagens.jpeg
Escrito por Tritury

 

Todo empresário e gestor de empresa tem como objetivo reduzir custos, aumentar lucros e aprimorar os processos internos, além de garantir um bom espaço de trabalho para os seus colaboradores.

No caso de hospitais, restaurantes, hotéis e supermercados, por exemplo, o resíduo orgânico gerado nas cozinhas se torna um grande problema, com implicações sanitárias e financeiras. Uma das melhores alternativas é apostar em dispositivos e equipamentos que conseguem reduzir e até mesmo acabar com o lixo.

O triturador de alimentos industriais é um perfeito representante dessa lista e traz muitos benefícios para empresas de médio e grande porte. Quer saber mais sobre as especificações desses modelos e entender quais são as suas utilidades? Continue acompanhando o nosso post!

O que é um triturador industrial?

O triturador industrial orgânico é um equipamento que segue a mesma ideia e forma de atuação que os trituradores das linhas residencial (doméstica) e semi-industrial que já tratamos em outros posts. Esse tipo de triturador está na lista dos tipos de trituradores de resíduos e é um exemplar dos trituradores de resíduo alimentares.

Bem como os outros modelos, a função do equipamento é tornar o descarte dos materiais alimentares mais fácil. O triturador é acoplado ao ralo de uma das pias da cozinha, seguindo as indicações do fabricante, substituindo o sifão e, ao ser acionado, efetua a quebra do material dentro do sistema de corte.

O resultado é que todo o material orgânico particulado, junto da água, pode ser descartado no sistema de esgoto e tratado nas estações de esgoto.

Quais são os modelos?

Apesar de o modo de operação ser parecido, o triturador de alimentos industrial é feito especialmente para atender locais com elevado volume de resíduos. Por isso, (quase) tudo nesses trituradores é diferente das linhas residenciais e semi-industriais.

Os primeiros fatores que merecem atenção são as mudanças estéticas e dimensionais. A linha industrial conta com uma nova carcaça, bem maior que as outras, chegando a 70 cm de altura.

Para diminuir as vibrações do sistema, o equipamento é apoiado no chão, possui pés de borracha e conta com balanceamento eficiente do sistema de corte. Por fim, a pintura feita é especial, evitando desgaste exterior da peça, principalmente, por corrosão.

O sistema de corte é composto por anel de corte em aço inoxidável com 4 estágios de trituração, ideal para grandes volumes de matéria orgânica. O sistema garante que tudo possa ser triturado, incluindo cascas, restos fibrosos, caroços, ossos de frango, costela de porco e qualquer tipo de resto de alimento — apenas grandes ossos bovinos ficam de fora da lista.

Tudo é controlado por um painel de controle, acoplado ao equipamento em modelos de maior capacidade ou na parede, próximo ao equipamento, que garante segurança durante todo processo e, em caso de qualquer problema ou acidente, o desligamento do sistema pode ser feito de maneira rápida.

A linha industrial dispõe de modelos com potências diferentes, cada um indicado de acordo com a necessidade da empresa. Os modelos ACX 300, ACX 500 e ACX 750 apresentam motores Weg com 3, 5 e 7,5 HP, respectivamente.

O modelo ACX 1000 é o mais potente, indicado apenas para empresas de grande porte e com volume muito grande de lixo orgânico. Esse equipamento vem com uma nova carcaça para acomodar um sistema maior e mais complexo e foi feito para operações contínuas. Já o ACX 1000 II, também com motor de 10 HP, tem o mesmo visual que os modelos menores e é uma solução para espaços menores.

Quais tipos de empresa precisam de um?

Esse equipamento vem sendo usado para várias funções em empresas. Os trituradores de resíduos orgânicos são só uma categoria, mas as empresas mais diversas podem contar com máquinas que trituram e ajudam a reciclar, por exemplo, restos plásticos, metálicos, eletrônicos e até resíduos perigosos, como material radioativo e nuclear.

Quando falamos de trituradores de resíduos orgânicos, nos referimos a grandes empresas. Hospitais, restaurantes, hotéis e supermercados são apenas alguns representantes, padarias, cozinhas industriais, refeitórios, fábricas e resorts também podem contar com essa tecnologia.

O que é decisivo para encontrar o modelo certo é a necessidade diária de cada um. Isso se define estabelecendo uma relação entre o volume total de resíduos e o que pode ser triturado, além da capacidade de cada modelo.

Como citamos, os trituradores industriais desempenham um papel fundamental em ambientes em que o acúmulo e descarte do lixo se torna um problema, uma vez que não só residências têm dificuldade em relação ao lixo molhado que fica nas cozinhas.

Se o problema for espaço ou instalação do sistema, existem suportes semelhantes a bancadas que podem acomodar os trituradores (modelos industriais e navais). Essas bancadas são fabricadas em inox e podem ser padrões ou feitas sob medida.

Quais são as vantagens para as empresas que utilizam?

Sem dúvida, os trituradores industriais representam um investimento e não uma despesa. Além do custo do sistema ser relativamente barato para grandes empreendimentos, os gastos com a energia e a água que mantêm o sistema são mínimos e não fazem diferença no final do mês.

Gastos com manutenção, apesar de imprevisíveis, são muito raros. O sistema conta com 1 ano de garantia, dada pela empresa fabricante, e os sistemas costumam durar mais de 10 anos. Quando bem cuidados e com manutenções em dia, duram bem mais.

Com a eliminação de praticamente todo o resíduo orgânico pelo sistema de esgoto, o que falta ser descartado é o lixo seco, composto por produtos recicláveis. Isso garante que, além da cozinha limpa, o lixo produzido inevitavelmente pela empresa tenha o melhor descarte possível, impactando menos no meio ambiente.

Outro benefício, é a diminuição do custo de recolhimento de lixo, tendo em vista taxas que cidades maiores impõem sobre a coleta de grandes volumes de lixo.

Por fim, a segurança e a praticidade que o sistema oferece para os colaboradores da empresa são inigualáveis. Em termos técnicos, o sistema impede que o usuário entre em contato direto com o sistema de corte, sem contar que existem sistemas de acionamento separado e de fácil acesso em caso de qualquer dificuldade.

A praticidade se dá pelo próprio sistema do aparelho, que é extremamente simples de usar e garante que parte do trabalho de coleta de lixo e separação de resíduos seja facilitado.

E aí? Curtiu o post? Entendeu quais são as funcionalidades dos trituradores industriais? Entre em contato com a gente para saber mais sobre nossos produtos e tirar qualquer dúvida que tenha restado!

 

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This