Cozinha

Otimize espaço: confira 5 grandes ideias para sua cozinha compacta

otimize-espaco-confira-5-grandes-ideias-para-sua-cozinha-compacta.jpeg
Escrito por Tritury

Em muitas residências a cozinha possui medidas reduzidas, seja para aproveitamento de outras áreas ou por conta das dimensões do imóvel. Por esse motivo, é comum que muita gente tenha dúvidas sobre como otimizar o espaço e decorá-lo adequadamente, o que leva as pessoas a procurar constantemente por ideias para cozinha compacta.

Pensando nisso, resolvemos ajudar você nessa tarefa com 5 sugestões simples e totalmente eficientes para deixar esse cantinho tão importante no seu lar da forma que você sempre sonhou. Confira!

1. Opte por móveis planejados

A primeira das ideias para cozinha compacta desta nossa lista diz respeito ao uso dos móveis planejados. Afinal, em um ambiente com dimensões reduzidas, é fundamental aproveitar cada canto de maneira funcional e otimizada para que a área de circulação não seja ainda mais diminuída e não haja problemas com limpeza ou desorganização.

É por isso que a mobília planejada é uma excelente alternativa, especialmente aquelas com gavetas de quina, bancadas embutidas e áreas suspensas, pois é adaptada para atender suas necessidades e se adequar ao cômodo.

2. Explore as paredes com prateleiras e nichos

Além da mobília planejada, uma excelente alternativa para otimizar o espaço de uma cozinha compacta é explorar os espaços verticais, ou seja, as paredes. Você pode usar prateleiras e nichos, por exemplo, para armazenar acessórios, louças e eletrodomésticos pequenos, o que facilita a arrumação do ambiente.

Além deles, há a possibilidade da inclusão de suportes aéreos para utensílios e talheres que estão bastante em alta por decorarem o recinto de forma moderna e menos invasiva, já que não possuem mais do que 10 cm de comprimento.

3. Torne a bancada multifuncional

As bancadas gourmet tornaram-se uma febre no design de interiores, sendo uma das principais ideias para cozinha compacta por mesclar estilo, layout diferenciado e praticidade. Contudo, o seu uso pode ir muito além.

O motivo disso é que a área inferior na grande maioria das bancadas conta com o espaço inutilizado. Ou seja, além das banquetas e bancos, não há nada mais. Por isso, repense essas dimensões e as torne multifuncionais. Elas podem dar lugar a uma adega móvel, a um compartimento para panelas ou conter um gaveteiro extra, por exemplo.

4. Invista em uma iluminação com spots e fitas LED

A iluminação também tem um papel muito importante para o melhor aproveitamento do espaço. A razão disso é que cômodos com luminosidade precária se tornam menores visualmente, provocam sensação de “abafamento” e ainda podem causar desconforto aos olhos ao realizar atividades que demandam atenção e precisão, como cozinhar o almoço ou o jantar.

Por esse motivo, faça da iluminação sua aliada, especialmente na hora de receber familiares e convidados na cozinha. Para isso, use spots no teto para aumentar os fachos de luz pelo ambiente e deixá-lo mais claro, além de fitas de LED, que podem ser inseridas nos móveis ou nos nichos e prateleiras para criar uma luminosidade indireta, que é mais convidativa e agradável.

5. Dê preferência às cores claras

Por fim, outra ideia simples que você pode adotar é o uso de uma paleta de cores claras na cozinha. Isso porque o branco, o bege, o rosa quartzo e outros tons neutros refletem melhor a luz no recinto, deixando-o mais claro, mais bem iluminado e impactando positivamente, inclusive, o conforto térmico — já que absorvem menos calor.  

Mas essas não são as únicas vantagens das tonalidades claras, pelo contrário. Afinal, elas também afetam a nossa percepção do espaço, isto é, torna-o maior visualmente.

Seguindo as ideias para cozinha compacta que listamos neste post será muito mais fácil personalizar, decorar e otimizar o espaço nesse cômodo que tem um papel tão importante em nossos lares. Por isso, se você gostou deste texto não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais e inspirar os seus amigos!

Sobre o autor

Tritury

Deixar comentário.

Share This